Por Jota Henriques
Continuando a série de posts sobre oportunidades de carreira no mundo da discotecagem (Parte 1 aqui), falaremos hoje sobre a mais evidente posição artística no mercado: o DJ que cria remixes, edits, mash-ups e principalmente músicas próprias.
DJ Produtor
Há cerca de dez anos era possível lançar CDs de compilações, fazer vários shows e construir uma carreira sólida sem nunca ter criado uma música. Nos dias atuais, desenvolver uma marca própria que terá como base suas habilidades na produção musical, criando remixes, fazendo collabs e produzindo faixas originais, é fundamental para crescer em termos de popularidade e profissionalismo.
Ferramentas e Habilidades
Toda a reputação de um produtor é baseada na criação e na originalidade de suas tracks e o equipamento utilizado é todo baseado em um estúdio. Com o avanço da tecnologia, encontramos hoje no mercado uma imensa diversidade de plug-ins que emulam os principais sintetizadores, compressores, equalizadores e drum-machines, permitindo explorar a criatividade usando apenas um computador e um fone.
Se você quer entrar de vez na produção musical é importante conhecer e adquirir alguns dos equipamentos fundamentais como:
- Uma boa placa de áudio para gravar sons, instrumentos e vocais
- Monitores de referência ou fones de ouvido adequados para a função
- Um computador com memória e espaço no disco suficientes para instalação, execução e armazenamento de programas e bancos de sons
- Software de produção (conhecido como DAW – Digital Audio Workstation) como Ableton Live, Logic Pro, FL Studio
- Bibliotecas de sons (sound packs) plug-ins ou hardwares para criação de sons e ritmos
Desenvolver e descobrir novas técnicas de criação são fundamentais para se destacar entre os novos e já existentes produtores. Um conhecimento sobre teoria musical e síntese sonora irá lhe permitir criar com mais fluidez, possibilitando assim, mais horas produtivas no estúdio.
Rotina Diária
Ter disciplina, dedicação e trabalhar horas a fio no estúdio é requisito básico entre produtores bem sucedidos. A maioria investe pelo menos de três a cinco horas por dia em atividades como:
- Pesquisar novas tecnologias, desenvolver novas técnicas e aplicar em suas faixas
- Escrever novas ideias diariamente e se possível finalizá-las, dando origem à novas tracks
- Promover as faixas lançadas e divulgar o trabalho junto a novos selos, produtores, DJs e parceiros, desenvolvendo assim novas oportunidades
- Preparar o material de apresentação para os shows da semana, incluindo remixes próprios, intros especiais e efeitos que trarão mais energia para o set
- Manter os canais (soundcloud, youtube, redes sociais) atualizados e customizados com a identidade artística e interagir com frequência com os fãs.
Para manter uma rotina produtiva e ainda dar conta de exaustivas jornadas de pouco sono, muita viagem e horários e prazos a cumprir, é importantíssimo manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e tentar manter o sono regularizado durante a semana, evitando o stress e a fadiga, que matam a criatividade e o entusiasmo.
Oportunidades de Carreira
Há uma variedade de maneiras de construir seu nome como produtor seja fazendo músicas originais, collabs, remixes e até mesmo produzindo para terceiros (ghost producer). Tudo vai depender da sua visão de carreira. Não espere ganhar muito dinheiro vendendo suas músicas, a maior parte da receita virá das turnês e shows realizados mas procure sempre colocar suas tracks em selos que valorizam e respeitam os artistas. Notáveis produtores continuam a receber Royalties de suas criações muito tempo depois que os shows diminuem. Uma outra excelente vertente é produzir trilhas para jogos e filmes. Trata-se de uma carreira longa e estável para aqueles que já dominam a arte de escrever grandes obras.
São várias as formas de se aproveitar sua carreira de DJ. A DJ PRO é uma escola de DJs que irá prepará-lo para todas as situações que você poderá enfrentar em sua carreira. Confira nossos cursos!